Alunos do Ens. Médio participaram de um Congresso de Medicina em Paris
4 alunos do 2° ano do Ensino Médio participaram de um Congresso de Medicina em Paris, a fim de apresentar o resultado de seu estágio em empresas (feito quando estavam no 1° ano do Ensino Médio), realizado na DMR (HC-FMUSP).
"A vida é feita de oportunidades, o que fazemos com elas define nosso caráter."
Dessa forma que tudo começou, com uma oportunidade que nós, Lodi Layet, Loïc Unti, Loïs Chatelet, Pedro Toletti e Caroline Abicalaf, abraçamos.
Nós, alunos do Liceu Pasteur de São Paulo, que estamos no 2° ano do Ensino Médio hoje, e estávamos no 1° ano do Ensino Médio em 2017, realizamos nosso "estágio em empresas" no Centro de Medicina Física e de Reabilitação Lucy Montoro da Universidade de São Paulo (HC- FMUSP), em São Paulo, Brasil. Este estágio foi muito enriquecedor pois nos permitiu descobrir em detalhes a medicina de reabilitação.
Ele respondeu às nossas expectativas e até mesmo as superou. Ao final deste incrível estágio, nós decidimos realizar um trabalho visando a tomada de consciência das pessoas sobre questões deste setor médico, em particular, sublinhando dois de seus aspectos essenciais: a tecnologia e a inclusão social.
Os médicos que conhecemos que neste estágio, após a leitura do trabalho que fizemos, sugeriram enviá-lo ao ISPRM 2018 (International Society of Physical and Rehabilitation Medecine), um congresso que aconteceria em Paris em julho de 2018.
Enviamos nosso resumo e, para nossa surpresa, ele foi selecionado para ser apresentado no congresso. Como somos menores de idade, esta seria uma ocasião inédita: a primeira vez que menores de idade foram aceitos para apresentar um trabalho em um congresso mundial de medicina.
Nossa tutora durante o estágio, Cláudia Pimentel, se ofereceu para nos acompanhar, como médica responsável, para que pudéssemos participar do congresso.
Nossa aventura tinha começado. Fomos ao Palais des Congrès, em Paris e ficamos fascinados por todas as novidades tecnológicas neste campo, que permitiriam a recuperação dos movimentos aos indivíduos com mobilidade reduzida. O momento da apresentação chegou. Ela aconteceu em um fórum sobre o futuro, onde vários diretores de instituições médicas de excelência em todo o mundo, incluindo os da instituição onde fizemos estágio, estavam presentes. Tivemos que controlar o estresse e nos acalmar para expor o trabalho sobre nosso estágio a todos estes adultos presentes que faziam parte deste campo profissional. Felizmente a apresentação foi um sucesso.
Enfim, podemos dizer que todo o conhecimento que adquirimos durante o congresso confirmou nosso interesse por esta área maravilhosa, na qual tivemos a oportunidade de fazer o estágio. Nós aprendemos que os pacientes não têm deficiências, eles têm limitações. Graças ao tratamento adequado, ao bom uso das novas tecnologias e à inclusão social, eles podem fazer qualquer coisa.
Estamos profundamente gratos e felizes por termos alcançado tal fato e esperamos que esta área continue a prosperar e a seduzir outros jovens como nós.
Caroline Abicalaf, em nome de todo o grupo que participou deste acontecimento.