Exposição do fotógrafo Vincent Bosson
Fazendo parte do projeto Ameríndios, o Lycée Pasteur recebeu a exposição " Trópicos não tão tristes assim" seguindo os passos de Claude Lévis-Strauss, realizada pelo fotógrafo Vincent Bosson.
No dia 16 de setembro, com a presença do Consul Geral da França em São Paulo, Senhor Brieuc Pont, o Coordenador Geral, Senhor Christophe Nerrand, o Vice-Diretor Geral da Unidade Mairinque, Senhor Claudio Kassab, a Assessora Pedagógica do Ensino Fundamental II, Senhora Piedade e Silva, a Assessora Pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, Senhora Cécile Bourdillat, e a Diretora Financeira, Senhora Fabienne Jankowski, ocorreu o Vernissage desta bela exposição que retrata os hábitos e as culturas das diferentes tribos indígenas do Brasil. O fotógrafo que percorreu diversas regiões e aldeias do país captou imagens das tribos que o antropólogo Claude Levi-Strauss encontrou nos anos 30. Como estão estas tribos hoje?
O fotógrafo responde esta pergunta com um olhar profundo trazendo imagens ricas e marcantes.
Uma de suas obras, a fotografia "O sonho" fala sobre a sabedoria do povo Suruí da Aldeia de Lapetanha.
"Para os suruí, atrás de cada gesto que realizamos, há uma sabedoria que os indígenas chamam de "soe same". Na floresta, cada entidade tem uma função dentro deste ecossistema, as flores, os insetos, os vegetais, as raízes, e até mesmo os puns de coelhos. Se cada um respeitar o outro nas suas particularidades, na sua essência, essa sabedoria se espalhará dentro de todas as consciências, para virar uma consciência global e assim a humanidade formaria então uma linda e grande floresta" Vincent Bosson.
A exposição permanecerá aberta no Lycée Pasteur até o dia 04 de outubro na Unidade Vergueiro, 3799 (sala aquário, entrada livre).