Semana das escolas francesas no mundo 2022
5° dia - O "despertar climático"
"Os eventos climáticos extremos, incluindo este verão, infelizmente tornaram tangíveis e concretos os alertas que os cientistas vêm emitindo há muitos anos. Porque a compreensão e a conscientização são poderosas alavancas de mobilização, o compartilhamento de nosso conhecimento científico é essencial para enfrentar os desafios sociais que enfrentamos enfrentar."
Sylvie Retailleau
Ministra do Ensino Superior e Investigação
4° dia - Informar-se em um mundo conectado
Produção de vídeos pelos alunos do 2º ano.
"Viver com a diferença é viver em sociedade, viver com tolerância é viver a democracia".
3° dia - Informar-se em um mundo conectado
Produção de videoclipes pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio.
Confiável ou não? como identificar as fontes de informação?
2° dia - Desafio tecnológico
Proposto pela IEn da Zona Amlasud.
1° dia - Fake-news, como identificá-las?
Como parte da Semana das escolas francesas no mundo, cujo tema este ano é "Informar-se em um mundo conectado", alunos do 9º ano do Lycée Pasteur, em São Paulo, participaram de um workshop em outubro sobre fake news, oferecidos por seus professores de português e em parceria com professores de jornalismo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).
Neste período de proliferação de notícias falsas no Brasil, verdade e mentira no jornalismo é um tema crucial. A produção e circulação de informações falsas que são compartilhadas com o objetivo de enganar impactam diretamente a vida de todos os cidadãos, principalmente em épocas eleitorais. Com esta oficina e com o apoio das equipes da ESPM, pretendeu-se promover a discussão sobre a produção e disseminação de notícias falsas, a fim de combater as opiniões baseadas em boatos.
O trabalho oferecido às turmas do 9º ano, integrado no programa de português, aliou a leitura de textos jornalísticos à prática. Primeiro, os professores da ESPM se reuniram com os alunos para dar uma visão teórica, detalhando alguns conceitos e definições, além de dar dicas para identificar notícias falsas. Os alunos puderam então conhecer, numa segunda sessão, as instalações da universidade e, mais especificamente, o estúdio de rádio, onde gravaram podcasts que serão transmitidos nos meios de comunicação da universidade e do Lycée Pasteur.
Uma experiência muito enriquecedora para os nossos alunos, que lhes permitiu adquirir conhecimentos de forma concreta e com o apoio de profissionais.
Pasteur High School - outubro de 2022