Xadrez
Dança
Capoeira
Karatê
Taiko
Rugby Touch

Semana das escolas francesas no mundo 2022

5° dia - O "despertar climático"

"Os eventos climáticos extremos, incluindo este verão, infelizmente tornaram tangíveis e concretos os alertas que os cientistas vêm emitindo há muitos anos. Porque a compreensão e a conscientização são poderosas alavancas de mobilização, o compartilhamento de nosso conhecimento científico é essencial para enfrentar os desafios sociais que enfrentamos enfrentar."

Sylvie Retailleau

Ministra do Ensino Superior e Investigação

 

 

4° dia - Informar-se em um mundo conectado

Produção de vídeos pelos alunos do 2º ano.

"Viver com a diferença é viver em sociedade, viver com tolerância é viver a democracia".

 

 

3° dia - Informar-se em um mundo conectado

Produção de videoclipes pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio.

Confiável ou não? como identificar as fontes de informação?

 

 

2° dia - Desafio tecnológico

Proposto pela IEn da Zona Amlasud.

 

 

1° dia - Fake-news, como identificá-las?

Como parte da Semana das escolas francesas no mundo, cujo tema este ano é "Informar-se em um mundo conectado", alunos do 9º ano do Lycée Pasteur, em São Paulo, participaram de um workshop em outubro sobre fake news, oferecidos por seus professores de português e em parceria com professores de jornalismo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

Neste período de proliferação de notícias falsas no Brasil, verdade e mentira no jornalismo é um tema crucial. A produção e circulação de informações falsas que são compartilhadas com o objetivo de enganar impactam diretamente a vida de todos os cidadãos, principalmente em épocas eleitorais. Com esta oficina e com o apoio das equipes da ESPM, pretendeu-se promover a discussão sobre a produção e disseminação de notícias falsas, a fim de combater as opiniões baseadas em boatos.

 

O trabalho oferecido às turmas do 9º ano, integrado no programa de português, aliou a leitura de textos jornalísticos à prática. Primeiro, os professores da ESPM se reuniram com os alunos para dar uma visão teórica, detalhando alguns conceitos e definições, além de dar dicas para identificar notícias falsas. Os alunos puderam então conhecer, numa segunda sessão, as instalações da universidade e, mais especificamente, o estúdio de rádio, onde gravaram podcasts que serão transmitidos nos meios de comunicação da universidade e do Lycée Pasteur.

Uma experiência muito enriquecedora para os nossos alunos, que lhes permitiu adquirir conhecimentos de forma concreta e com o apoio de profissionais.

 

Pasteur High School - outubro de 2022

 

SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM SLFM