Projeto pedagógico
O Ensino Fundamental I acolhe alunos de 6 a 11 anos.
Ele começa com o ciclo 2, ciclo de aprendizagens fundamentais : 1° Ano (CP), 2° Ano (CE1) e 3° Ano (CE2).
No ciclo 2, os alunos têm o tempo para aprender. As crianças que entram no ciclo dois são muito diferentes entre si. Elas cresceram e aprenderam em contextos familiares e escolares diferentes e que influenciam fortemente o aprendizado e seu ritmo.
No ciclo 2 todo o ensino questiona o mundo. O domínio das línguas é prioridade: língua francesa, língua portuguesa e línguas estrangeiras, além da linguagem matemática, científica e informática, linguagem artística e corporal.
Os objetivos prioritários:
- A aprendizagem da leitura apoiada nos resultados das pesquisas mais recentes permite a cada aluno construir suas próprias competências.O domínio progressivo da leitura e da língua francesa permite o enriquecimento lexical e a implementação dos primeiros reflexos ortográficos.
- O conhecimento e a compreensão dos números, a escrita numérica dos mesmos e o cálculo de pequenas quantidades.
- A expressão oral é predominante. Ela é trabalhada em todas as áreas.
- A alfabetização é bilíngue, ela é feita em francês e em português.
Após a consolidação das duas línguas, francesa e portuguesa, os alunos começarão a aprender uma terceira língua, no CE1. As aulas de inglês começam progressivamente, uma vez por semana.
Aulas de História e Geografia do Brasil são feitas, em português, a partir do CE2.
O ciclo 3, ciclo de consolidação associa os dois últimos anos do Ensino Fundamental I, 4° ano (CM1) e 5° ano (CM2) ao início do Ensino Fundamental II, o 6° ano (6ème), sempre visando a continuidade pedagógica e a coerência de aprendizagens.
O 4°, 5° e 6° Anos têm como objetivo estabilizar e consolidar todo o aprendizado fundamental feito no 1°, 2° e 3° Anos, e permitir uma melhor transição entre O Ensino Fundamental e o Médio.
A ênfase é feita progressivamente na autonomia de trabalho necessária no Ensino Médio.
Aulas de inglês e português são feitas, cada uma, duas vezes por semana.
O português no Ensino Fundamental I
Para os alunos não lusófonos, recém-chegados ao Brasil, o Lycée international français de São Paulo oferece um sistema para que desenvolvam suas habilidades, de acordo com seu nível de compreensão oral. Ele permite uma melhor adaptação à evolução dos alunos.
O principal objetivo desse ensino é o desenvolvimento da leitura, escrita, fala e escuta.
Nossa abordagem de ensino plurilíngue abre perspectivas emocionantes no desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos e ajuda-os a passar de observações concretas ao raciocínio abstrato, um aspecto fundamental da educação francesa.