Xadrez
Dança
Capoeira
Karatê
Taiko
Rugby Touch

Projeto pedagógico

O Ensino Fundamental I acolhe alunos de 6  a 11 anos.

Ele começa com o ciclo 2, ciclo de aprendizagens fundamentais : 1° Ano (CP), 2° Ano  (CE1) e 3° Ano (CE2).

No ciclo 2, os alunos têm o tempo para aprender. As crianças que entram no ciclo dois são muito diferentes entre si.  Elas cresceram e aprenderam em contextos familiares e escolares diferentes e que influenciam fortemente o aprendizado e seu ritmo.

No ciclo 2  todo o ensino questiona o mundo. O domínio das línguas é prioridade: língua francesa, língua portuguesa e línguas estrangeiras, além da linguagem matemática, científica e informática, linguagem artística e corporal.

Os objetivos prioritários:

  • A aprendizagem da leitura apoiada nos resultados das pesquisas mais recentes permite a cada aluno construir suas próprias competências.O domínio progressivo da leitura e da língua francesa permite o enriquecimento lexical e a implementação dos primeiros reflexos ortográficos.
  • O conhecimento e a compreensão dos números, a escrita numérica dos mesmos e o cálculo de pequenas quantidades.
  • A expressão oral é predominante. Ela é trabalhada em todas as áreas.
  • A alfabetização é bilíngue, ela é feita em  francês e em português.

Após a consolidação das duas línguas, francesa e portuguesa, os alunos começarão a aprender uma terceira língua, no CE1. As aulas de inglês começam progressivamente, uma vez por semana.

Aulas de História e Geografia do Brasil são feitas, em português, a partir do CE2.

O ciclo 3, ciclo de consolidação associa os dois últimos anos do Ensino Fundamental I, 4° ano (CM1) e  5° ano (CM2)  ao início do Ensino Fundamental II, o 6° ano (6ème), sempre visando a continuidade pedagógica e a coerência de aprendizagens.

O 4°, 5° e 6° Anos têm  como objetivo estabilizar e consolidar todo o aprendizado fundamental feito no 1°, 2° e 3° Anos,  e permitir uma melhor transição entre O Ensino Fundamental e o Médio.

A ênfase é feita progressivamente na autonomia de trabalho necessária no Ensino Médio.

Aulas de inglês e português são feitas, cada uma, duas vezes por semana.

 

O português no Ensino Fundamental I

Para os alunos não lusófonos, recém-chegados ao Brasil, o Lycée international français de São Paulo oferece um sistema para que desenvolvam suas habilidades, de acordo com seu nível de compreensão oral. Ele permite uma melhor adaptação à evolução dos alunos.

O principal objetivo desse ensino é o desenvolvimento da leitura, escrita, fala e escuta.

Nossa abordagem de ensino plurilíngue abre perspectivas emocionantes no desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos e ajuda-os a passar de observações concretas ao raciocínio abstrato, um aspecto fundamental da educação francesa.